terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ontem 02/02 foi o Sabbath Lammas - Lughnasadh

Uma pena, não pude comemorar "tradicionalmente", afinal, em casa moro em apartamento desprovida de natureza alguma e dificilmente sairei SOZINHA por aí procurando um lugar adequado quando moro no CENTRO DA CIDADE. Complicado não? pois bem, ainda mais que eu não estava em minha casa, estava na casa do meu noivo (que não aceita minha "posição" religiosa). Mas ele estava no trabalho, eu não poderia dizer para minha sogra, "Quer me ajudar nos preparativos de um Sabbath?". é uma pena mesmo, não comemorar um Sabbath me faz insignificante, ou seja não me sinto uma wiccan, sem poder participar destas festividades.
----------
É o primeiro festival da colheira, dedicado ao pão, os bruxos agradecem aos deuses pela colheita com várias oferendas às deidades para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honram o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus. A confecção de bonecas de milho (pequenas figuras com palha trançada) é um antigo costume pagão realizado por muitos bruxos modernos como parte do rito. As bonecas são colocadas no altar do Sabbath para simbolizar a Deusa mãe da colheita. É costume em cada Lammas fazer ou comprar uma boneca de milho e queimar a anterior, do ano passado, para dar boa sorte. Este sabbath marca o fim do verão e inicio do outono. Lammas é um nome cristão adotado na era medieval e significa "muito pão", pois pães eram assados neste dia com os primeiros grãos colhidos, fruto do que havia sido plantado em Beltane. No gaélico Iralandês, a festa é chamada de Lughnasadh, e é dedicada ao Deus Sol celta Lugh. Na mitologia celta, ele é o maior guerreiro, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrificios humanos do povo.
----------

Comidas tradicionais: Pães caseiros de todos os tipos, bolos de cevada, nozes, cerejas silvestres, maçãs, arroz, cordeiro assado, tortas de cereja, vinho de sabugueiro, cerveja, chá de olmo, amoras pretas, grãos e sidra.
Incensos: Aloé, rosa e sândalo.
Cores das velas: Laranja e amarela.
Pedras preciosas sagradas: Aventurina, citrino, peridoto e sardônia.
Ervas ritualisticas tradicionais: Frores de acácia, aloé, talo de milho, ciclame, feno grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo.
----------
Quem não pode comemorar este sabbath, pode se preparar para o próximo: Mabon - Equinócio de Outono, que ocorrerá no dia 20 de março, segundo o calendário do hemisfério sul.
----------
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário